Dicas de Decoração

Saiba como montar mesa posta para receber convidados

Como montar mesa posta: mesa em madeira escura com dez lugares, decorada com xícaras e uma flor ao centro.

Já pensou em receber seus amigos e familiares em grande estilo? Para isso, deve saber como montar mesa posta. Afinal, essa é uma dica de requinte e sofisticação para deixar as suas refeições ainda mais bonitas.

Aliás, a mesa pode ser posta até no dia a dia. Afinal todo mundo merece um mimo — e ter uma mesa de novela para receber os convidados ou até para sua família faz toda a diferença.

Então, se esse é o seu objetivo, mas ainda não sabe por onde começar, chegou ao lugar certo. Neste post, vamos trazer as dicas necessárias para você tornar o seu café da manhã, almoço ou jantar mais convidativo. Que tal saber mais?

Itens essenciais para montar mesa posta

O primeiro passo para saber como montar mesa posta é conhecer os itens indispensáveis. Eles trazem o conforto, a elegância e o requinte buscado nos eventos. Por isso, apresentamos a lista obrigatória e como dispor cada um deles.

Pratos e travessas

Os dois tipos de louças servem para receber os alimentos. Se você não quer errar, escolha a cor branca. Porém, é possível ousar e selecionar tonalidades mais alegres.

O ideal é ter a quantidade de travessas necessárias para a refeição. Algumas podem nem ter. É o caso do café da manhã, que dispensa esse item algumas vezes.

Em relação aos pratos, coloque somente o que fizer sentido para a refeição. Por exemplo, pratos fundos apenas para servir sopa. Caso contrário, dispense. Já no café da manhã, utilize o de sobremesa.

Quanto à posição, as travessas devem ficar dispostas no centro da mesa, conforme o melhor local. Por sua vez, os pratos ficam centralizados diante de cada um dos lugares. Sua quantidade depende do total de convidados.

De toda forma, os pratos menores ficam sobre os maiores. Ou seja, em almoços e jantares, em cima fica o de salada e, embaixo, o do alimento principal. O de sobremesa é colocado após a refeição terminar.

Jogo americano ou sousplat

Você pode usar uma bela toalha, mas uma forma de montar mesa posta é colocar um jogo americano. Ele pode ter um formato retangular ou redondo. Inclusive, existem placas redondas de MDF que podem ter diferentes proteções. Assim, você consegue trocar o tecido e ter sempre uma decoração nova.

Por sua vez, o sousplat tem uma espécie de vão para encaixar o prato. Seu objetivo é proteger a temperatura dos pratos e ser um item decorativo. Além disso, protege a toalha contra respingos e não deixa a mesa vazia na troca de pratos. Pode ser fabricado em louça, madeira, tecido ou metal. Por isso, é usado sobre a toalha ou o jogo americano.

Ambos os itens devem estar com a mesma quantidade de lugares que serão ocupados. Além disso, são colocados sob o prato.

Talheres

Servem para comer e pegar os alimentos. Existem vários tipos e cores. Se não quiser errar, opte pelos de metal, que combinam com tudo. Ainda vale lembrar que estão incluídos garfos, colheres, facas, espátulas, conchas e mais.

Os talheres devem ser dispostos conforme a necessidade da refeição. Para colocá-los na posição correta, siga as dicas abaixo: 

  • o garfo fica do lado esquerdo do prato;
  • a faca e a colher, do lado direito;
  • a colher do café se localiza sobre o pires, à direita;
  • a colher de sobremesa deve ser disposta à frente do prato;
  • a ordem dos talheres deve ser do menor para o maior e de fora para dentro.

Copos e taças

São dispostos para servir as bebidas. Por isso, é importante considerar o que vai ser consumido antes de decidir os itens a serem colocados na mesa posta. Além disso, avalie os convidados antes de decidir qual opção de estilo é a melhor.

De toda forma, para montar uma mesa posta básica e clássica, que combina com tudo, opte por copos e taças transparentes. Lembre-se de que eles ajudam a trazer elegância e podem até ter um espaço de destaque.

Nesse caso, escolha estampas, cores e detalhes que tenham relação com o momento. Por exemplo, se a proposta é um encontro animado entre os amigos, uma tonalidade mais viva faz a diferença. Já se for uma refeição de negócios, opte pelas clássicas.

Além disso, tenha em mente que existem taças de vinho, champanhe, água etc. Saiba qual é a mais adequada. O copo com água deve ser colocado do lado direito do prato, à frente da faca e da colher de sobremesa. Elas também precisam ser dispostas na ordem de uso: 

  • taça de vinho branco;
  • taça de vinho tinto;
  • taça de água;
  • taça de champanhe.

Guardanapos e porta-guardanapos

O guardanapo pode ser de papel ou pano, mas o segundo é mais elegante. Opte por tons neutros, que combinem com a louça. Você ainda pode dar um toque diferenciado com os anéis ou argolas, também chamados porta-guardanapos. Eles podem ser fabricados em ferro, madeira, cerâmica e acrílico.

O guardanapo deve ficar ao lado esquerdo do garfo ao montar mesa posta no café da manhã. Isso porque o pires com a xícara fica em cima do prato. Nas outras refeições, ele pode ficar localizado em cima do prato ou do lado esquerdo.

Dicas de decoração para saber como montar mesa posta

Agora que você viu quais elementos são essenciais e de que forma eles devem ser utilizados, que tal conferir algumas ideias para deixar a mesa posta ainda mais bonita? Veja a seguir.

Use velas e castiçais

As velas e os castiçais deixam a refeição mais íntima e romântica. Portanto, devem ser usados sempre que o propósito for um encontro a dois. Outra ideia é ter um jantar mais intimista com os amigos.

Ainda é possível utilizar velas pequenas, que ficam em suportes específicos. Inclusive, as perfumadas. Essa é uma forma de trazer aconchego e requinte à mesa posta.

Coloque vasos com flores

Os vasos são boas opções para montar a mesa posta e decorá-la. As flores podem ser artificiais, naturais ou apenas plantas verdes para complementar o visual. Apenas cuide com o exagero.

Uma boa ideia é colocar um vaso de flores ao centro da mesa. Ele deixa o ambiente mais interessante e bonito.

Escolha a toalha de mesa ideal

Existem diferentes tipos de toalhas. Escolha o formato ideal para sua mesa e com um tamanho apropriado. Ela pode ser colorida ou ter um tom neutro, como branco, gelo e bege. De toda forma, pode dispensar o jogo americano ou ser utilizada em conjunto.

Compre uma linda mesa de jantar

Por último, tenha uma mesa para sala de jantar bonita, que faça a diferença. Assim, você pode usar toalha ou somente o jogo americano. Também tem a chance de fazer uma decoração diferenciada para cada uma das refeições, de acordo com o momento.

Afinal, essa peça é a protagonista — e pensar nela vale muito a pena. Nesse cenário, considere escolher uma mesa de jantar de madeira, elegante que combine com todos os tipos de refeições, das mais clássicas, à moderna ou à rústica. Tudo depende do que você deseja.

Nesse processo, conte com a ajuda da Milênio Móveis para ter seus móveis de qualidade e ainda garantir uma refeição mais bonita para seus amigos e família. Dessa forma, você deixará seus dias mais aconchegantes e cheios de requintes por saber como montar mesa posta e agradar a si e a sua família.

Então, que tal conhecer as opções de móveis da Milênio? Acesse a linha de mesas de jantar e confira todas as opções que vão deixar sua sala ainda mais elegante.

Comentários

comentários