Área Externa Área Interna Dicas de Decoração

Mesa para sala de jantar: dicas para o momento de escolha

Mesa para sala de jantar em frente a janela

É natural que no momento de escolher as mobílias para casa, surjam questionamentos do que considerar e como escolher o móvel apropriado. Um dos móveis que mais geram impacto em um ambiente é a mesa para sala de jantar, por isso é importante estar atento no momento da compra.

Neste artigo, separamos algumas dicas que vão te ajudar no momento de escolher esse móvel, para você não se arrepender e desfrutar de muita sofisticação e qualidade. Ficou com curiosidade? Então continue a leitura!

7 dicas na compra de uma mesa para sala de jantar

No momento de aquisição, é importante ter atenção para alguns detalhes em relação à mesa escolhida. A seguir listamos as principais dicas que irão te ajudar nesse processo, é importante ficar de olhos aos seguintes requisitos:

Tamanho

É importante que a mesa para sala de jantar escolhida seja proporcional ao ambiente em que ela ficará. Ou seja, antes de ir realizar a compra, tire as medidas da sua sala de jantar e observe qual melhor tamanho para ela.

Ao medir o tamanho da sala de jantar, você garante a compra de um móvel compatível e que fará o ambiente ficar funcional e, além disso, agradável e com espaço para receber visitas e realizar confraternizações.

Formato

Quadrada? Retangular? Redonda? Aqui não tem regra, a única coisa que vale é o seu gosto. Contudo, observe se no espaço haverá espaço para o formato escolhido.

Entretanto, os formatos devem ser escolhidos de acordo com a capacidade do espaço de instalação. Em alguns casos, é possível até optar por mesas multifuncionais, como é o caso da mesa balcão.

É importante lembrar, que as mesas retangulares são as mais indicadas para acomodar mais pessoas. Já as redondas, apesar de, em alguns casos, ocupar bastante espaço, possibilitam uma melhor visualização de todos acomodados e são excelentes para ambientes quadrados.

Número de cadeiras

Se a sua família é grande ou você costuma receber muitos amigos, é ideal contar com um número entre 12 cadeiras, assim será possível acomodar mais pessoas. Porém, em alguns casos, por exemplo, apartamentos, mesas com um número menor de cadeiras já supre as necessidades.

Ambiente em que será alocada

Esse é um dos pontos mais importantes, pois critérios técnicos como: material de produção e acabamento, podem alterar de acordo com o ambiente em que a mesa ficará, se é interno ou externo.

De antemão, mesa para sala de jantar em área interna são mais sofisticadas e produzidas em materiais mais refinados, como diferentes tipos de vidros e pedras. Já as mesas para a área externa, são mais comuns em madeiras e fibras sintéticas, agregando um ar de natureza e leveza para o ambiente.

Qualidade do material

Sem sombras de dúvidas, é imprescindível optar por móveis que sejam confeccionados em materiais de alta qualidade. É claro que isso pode aumentar o investimento necessário, porém é importante relacionar custo-benefício.

Móveis que são produzidos com matérias-primas de baixa qualidade, tendem a ter uma vida útil mais curta e precisam de manutenções com certa frequência. Entretanto, ao optar por mesas confeccionadas com materiais de alto padrão, você garante um investimento seguro, maior tempo de duração e menor necessidade de reparos.

Cores

É importante considerar quais as cores da sua sala de jantar e definir uma paleta de cores para a sua mesa e cadeiras. As tonalidades escolhidas, serão responsáveis por construir um ambiente mais aconchegante, mais frio ou romântico. Nesse momento é legal considerar quais as formas de iluminação serão utilizadas como complemento.

Invista na harmonização

Independente de ser para o ambiente interno ou externo, é fato que a mesa irá compor um ambiente que tem ligação com outros espaços da residência. Portanto, pense no design e na ligação entre esses ambientes, isso fará com que você tenha uma casa com cômodos integrados e uma sensação de ter mais espaço. Além disso, fica super chique!

Não perca tempo com sua mesa para sala de jantar

Agora que você já sabe o que considerar no momento de realizar a compra da sua mesa para sala de jantar, não perca mais tempo. E se você já decidiu que quer comprar uma mesa para sua área externa, separamos 5 dicas para acertar na escolha da sua, confira agora mesmo!

Comentários

comentários