Dicas de Decoração Inspiração

Das quentes as frias: descubra quais são as tendências de cores na decoração em 2021

Tendências de cores na decoração: muher negra com rolo de tinta e paleta de cores nas mãos.

Todos os anos, as empresas especializadas definem quais são tendências de cores para o ano, definindo diferentes tons que podem ser utilizados em roupas, decoração, publicidade e outros eventos. Um dos motivos para isso trata da psicologia, pois as cores conseguem gerar variadas sensações nas pessoas.

Dessa maneira, além de conhecer os tons que são tendência, vale a pena conhecer o motivo da escolha e de que maneira eles podem influenciar os ambientes e a decoração. Confira este conteúdo para saber quais são as tendências de cores na decoração em 2021, conforme a pesquisa Pantone Fashion Colors!

Cinza

Na verdade, o cinza é um tom neutro que ganhou muito destaque em 2021: essa é uma das cores do ano segundo a Pantone, no tom Ultimate Gray, que é um pouco mais escuro. Ele transmite calma e equilíbrio, combinando com estilos clássicos e trazendo oportunidade para diferentes combinações.

Esse cinza é uma cor complementar coringa, escolhida por trazer o sentido de fortaleza, segurança e conforto. Além disso, o tom também tem ligação com a tecnologia, outro item que ganha cada vez mais destaque no dia a dia das pessoas. 

Amarelo

O amarelo foi a segunda cor do ano escolhida pela Pantone, no tom Illuminate. Essa é uma cor quente e vibrante, que traz a sensação de alegria e otimismo. A escolha da cor em parceria com cinza foi feita para criar uma combinação completa de sentimentos bons em 2021, principalmente devido aos acontecimentos relacionados à pandemia.

Assim, o amarelo representa a resiliência, o reconforto e a capacidade para iluminar o caminho em uma nova jornada. Ela pode ser usada em paredes, móveis e objetos decorativos, sempre que a ideia seja trazer positividade para o local. 

Tons terrosos

Todos os acontecimentos evidenciaram a necessidade de preocupação com a natureza. Assuntos como sustentabilidade ganham mais relevância e, assim, os tons terrosos que já tinham destaque pela sua versatilidade, voltaram a ser tendência, assim como o uso da madeira nos móveis e acabamentos. 

Eles trazem a sensação de crescimento, estimulando a solidariedade e a coragem. Na paleta da Pantone, tons como o Ferrugem, um marrom que se inspira na terra e nas folhas de outono, estiveram presentes nas tendências para 2021. 

Violeta

Essa cor já era tendência em 2020 e continua em alta. Esse é um tom frio pela presença do azul em sua composição e pode ser usado em diversos ambientes. Ela consegue estimular a criatividade e a imaginação, além de dar um ar mais sofisticado.

No entanto, ela costuma ser mais utilizada como parte da composição da mobília e de objetos decorativos. Na pintura de paredes, dependendo do espaço, ela pode deixar o ambiente muito pesado devido aos seus tons. Nos destaques da Pantone, ela é representada pelo tom Orquídea Ametista.

Verde

O verde é conhecido como a cor da esperança e consegue trazer a sensação de otimismo e de aconchego nos espaços. Além disso, pode ser usado para trazer mais associação com a natureza.

Assim, ele também está presente em vários tons entre as tendências. Os dois destaques da Pantone são o Cinza Verde, um tom mais claro, e o Hortelã, um pouco mais escuro. Ambos visam trazer a ideia de frescor, relacionada ao tom mentolado, com um sentimento de calma. 

Azul

Por fim, temos o azul. Outra cor fria, ele consegue transmitir sensações de paz, bem-estar e felicidade, além de, em alguns tons, conseguir uma maior ligação com a natureza ou com a tecnologia. Ou seja, ela consegue transmitir sentimentos importantes para esse momento. 

Na tabela de tendências da Pantone, ele está representado por dois tons. O Cerúleo, que é mais pálido e lembra a cor do céu em um dia calmo, e o Azul Francês, um tom mais escuro, que busca trazer mais alegria ao ambiente. 

Após conhecer as tendências de cores, que tal avaliar quais combinam com o seu perfil? Investir na decoração do seu espaço sempre garante as sensações desejadas, e além das cores, é essencial contar com móveis que se encaixem aos ambientes. Para isso, é preciso móveis com materiais de qualidade, variedade de cores e designs incríveis para compor os espaços.

Quer conhecer algumas opções incríveis para decoração? Acesse o nosso site e confira o portfólio da Milênio Móveis!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *