Dicas de Decoração

O que toda sacada de apartamento precisa ter?

Sacada de apartamento

A sacada de apartamento é um dos lugares que muitos gostam para descansar, e ter um espaço organizado pode contribuir para a sensação de relaxamento, não é mesmo? Pois isso pode ser feito a partir de dicas simples para decorá-la.

Um ambiente harmonioso fica bem em qualquer lugar, ainda mais se tratando de estar na própria casa e num espaço voltado para a descontração. Redecorar não precisa ser complicado e cheio de quesitos técnicos específicos, mas pode ser prazeroso e dar uma nova cara ao ambiente.

Quer mudar sua sacada de apartamento com passos simples? Fique até o final deste texto!

Cumprir o objetivo do ambiente

Assim como entender se sua sacada de apartamento é um ambiente pequeno, médio ou grande, é importante refletir sobre o que você espera desse lugar da casa. Um lugar para ler? Para receber amigos? Ou, quem sabe, uma continuação da sua sala de estar? Esse é o primeiro passo para saber o que colocar na varanda.

Se o objetivo for, por exemplo, receber pessoas e o ambiente for espaçoso, colocar uma mesa com cadeiras e fazer uma varanda gourmet para refeições é uma ótima utilização do espaço. Mas se for um local para descanso, muda-se todo o planejamento dos itens componentes para gerar um ar de descanso.

Ter decoração compatível com o tamanho da sacada de apartamento

Agora que você já se decidiu como gostaria de usufruir desse ambiente, é importante pensar que os móveis e objetos de decoração precisam não somente caber, mas também contarem com espaço para que todos se locomovam com conforto e tranquilidade.

Sacadas pequenas

Aqui, o objetivo deve e precisa ser adequado ao espaço. Se for receber visitas, é importante saber que apenas 2 ou 3 pessoas, dependendo do ambiente, ficarão realmente confortáveis ali. Mas nem por isso é motivo para desistir de aproveitar esse espaço com amigos e familiares.

Colocar objetos menores como bancos em corda ou puffs pode manter esse objetivo sem ocupar todo o espaço e trazer conforto ao espaço que visa ser de descanso.

Sacadas médias

Em um espaço um pouco maior é possível acomodar mais pessoas e itens que componham a decoração para o objetivo desejado. Se for de leitura, uma chaise de bom tamanho, mesa lateral para dar apoio e algumas plantas vai criar um ambiente perfeito.

Aqui, um tapete já pode compor o espaço sem prejuízo aos móveis, trazendo um ar mais aconchegante. Além disso, também é possível fazer um jardim vertical, onde as plantas são fixadas em uma parede e não ocupam espaço de circulação.

Sacadas grandes

Aqui, é possível até fazer mais de um ambiente, a depender do espaço. Em sacadas grandes, você pode colocar mesas de jantar para dar suporte a uma área gourmet e criar um living com ares paradisíacos usando ombrelones quadrados, sofás confortáveis e mesa de centro.

Vale a pena manter uma conexão também com a decoração da casa, afinal, mesmo que a sacada do apartamento seja maior, dar continuidade ao espaço dos ambientes anteriores não só causa sensação de ampliação, como também demonstra que houve uma preocupação com a decoração.

Estar alinhada com o estilo dos moradores

É importante usar do objetivo do espaço como guia para a decoração mas, também, o estilo dos moradores ou frequentadores da sacada de apartamento.

Para um estilo mais minimalista, escolher poucos, mas bons móveis com design reto é uma ótima pedida. Inclusive, priorizar cores neutras como o preto vai criar a decoração clean desejada pelos moradores. Uma boa dica são os móveis de canto em alumínio.

Para uma decoração moderna, aposte em móveis em corda náutica como um conjunto de espreguiçadeira e puffs e, complete com adornos inusitados e plantas exóticas.

A madeira também é um material versátil, pode criar tanto um ambiente aconchegante na sua sacada de apartamento como também, o mais elegante e imponente. Basta definir a combinação perfeita, inclusive com os tecidos.  

Vale lembrar, porém, que a padronização do clima da casa deve ser mantida em toda a decoração para que haja coerência e continuidade em todos os cômodos. Se for mais séria, descontraída ou jovem a ideia é que a sacada de apartamento siga essa linha.

Gostou das dicas para saber o que toda sacada de apartamento deve ter? Se o seu caso, porém, são varandas ainda maiores ou mesmo, coberturas, recomendamos nosso conteúdo especial sobre rooftop e como ele deve ser decorado.

Comentários

comentários