Área Externa Arquitetura Dicas de Decoração Inspiração Paisagismo Varanda

4 dicas para preparar a varanda para o verão

A estação mais vibrante do ano inspira momentos relaxantes dentro (e fora) de casa; veja como deixar a decoração da área externa perfeita para a temporada

Casa Vogue | Rafael Belém | Fotos divulgação

Verão é tempo de curtir os dias de sol, aproveitar a vida ao ar livre e desfrutar a energia vibrante que a estação emana a todo momento. Seja com o pé na areia ou na rede de casa, a ordem da temporada é desacelerar. E já que o assunto é calor, você já preparou a sua varanda para a época mais quente do ano?

As altas temperaturas da estação são um convite para passar mais tempo na área externa. Por isso, planejar a decoração dos ambientes com antecedência é fundamental para um verão ainda mais delicioso e proveitoso até mesmo dentro de casa. Confira 4 dicas para deixar sua varanda impecável para a temporada:

1. Tenha plantas

Assim como em qualquer outro cantinho de relaxamento, a varanda pede por plantas. Elas levam mais cor aos ambiente e deixam o espaço vistoso e enérgico. Quer algo mais verão do que isso? “E além de trazerem um conforto sensorial que humaniza o espaço, as plantas dão sombreamento e, consequentemente, conforto de uso, principalmente para varandas sem cobertura”, complementa a arquiteta Patrícia Martinez, do escritório Patrícia Martinez Arquitetura.

2. Use materiais naturais

Já que a ideia é trazer a natureza para perto, cerque-se de materiais naturais ao escolher os móveis e acabamentos da decoração. Composições com madeira, fibras naturais, cerâmicas e pedras são mais do que bem-vindas! Outra necessidade é a presença de tecidos leves. “Aposte em tecidos como sunbrella. Eles são leves, resistentes ao sol e chuva, confortáveis e práticos para qualquer área externa”, explica Patrícia. 

3. Pense a varanda como um espaço de convívio 

Durante o verão, a varanda será sua nova sala de estar. Por isso, crie um espaço acolhedor para você e para as suas visitas. Afinal, será lá o local ideal para passar um tempo ao ar livre ou para receber os amigos e familiares. “A varanda é uma perfeita para curtir o happy hour e receber bem. Por isso, invista em itens como um bom um carrinho de chá para ter tudo sempre a mão”, diz a arquiteta. 

Área externa assinada pela arquiteta Patrícia Martinez

4. Ombrelones

Nas áreas externas com piscina, os ombrelones são mais do que arremates, são obrigatórios! “Eles são muito eficientes em criar coberturas para os espaços e estão disponíveis em diversos tamanhos e cores”, ressalta Patrícia. 

Comentários

comentários