Área Externa

Móveis em fibra sintética: vantagens e desvantagens em relação a outros materiais

Flores sobre uma mesa de fibra sintética marrom.

Ao pensar na decoração da área externa, os móveis em fibra sintética são uma das opções mais comuns devido à durabilidade e resistência. Contudo, também existem outras alternativas que podem ser utilizadas. Nesse caso, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens em relação aos outros materiais para entender qual é o ideal. 

As opções mais comuns nesse caso são a madeira, a tela sling e a corda náutica. Porém, nem sempre as pessoas entendem as características de cada um para tomar uma decisão. Por isso mesmo, preparamos este conteúdo para explicar as vantagens e desvantagens da fibra sintética em relação aos outros materiais. Confira! 

Móveis em fibra sintética x tela sling 

A tela sling é utilizada trançada sobre bases metálicas, o que faz com que elas se tornem mais confortáveis. Na prática, ela funciona como um tipo de tecido, então é bem maleável e traz sustentação aos usuários. Portanto, é comum que eles dispensem a necessidade de um estofado, diferentemente do que acontece com a fibra sintética, que é menos flexível.  

O material é feito com poliéster e revestimento em PVC e pode ser usado para uma produção artesanal.  Assim, ela é utilizada em complemento com outros materiais, como o alumínio, a madeira e a corda náutica. Também há uma grande variedade de cores, com fácil manutenção e resistência.  

Desse modo, o material, assim como a fibra sintética, apresenta uma boa durabilidade em áreas externas. O principal diferencial, porém, são os cuidados necessários para a preservação: o ideal é fazer a limpeza diária com um pano umedecido, limpar e secar, especialmente quando ela serve de apoio para outros objetos.  

Móveis em fibra sintética X madeira 

Os móveis de madeira são bastante conhecidos e, muitas vezes, deixam de ser considerados para os ambientes externos por medo de sua durabilidade em relação às intempéries. Porém, já existem madeiras indicadas para uso no exterior da casa, como a Cumaru, que tem alta resistência e pode durar mais de 12 anos.  

Para manter a durabilidade, também é recomendado ter cuidados adicionais na manutenção, como a aplicação de verniz a base de água. Em relação à fibra sintética, outra diferença que podemos citar é o peso, que é maior, e a possibilidade de personalização. O ideal é usar madeira em tons mais próximos do natural, o que reduz a variedade de opções para decorar. 

Entretanto, a madeira é um material bastante versátil e fácil de combinar. Inclusive, é possível utilizar os dois materiais em um mesmo ambiente, criando composições incríveis para o ambiente externo.  

Móveis em fibra sintética x corda náutica 

Esse é um material mais recente no mercado, usado para ambientes externos e internos — o que faz com que se destaque em relação à fibra sintética, que é mais usada em áreas externas. Outra vantagem é que a corda náutica pode ser usada para a criação de designs com mais movimentos e curvilíneos, fácil manutenção e cores variadas. 

Ela pode ser feita com fibras naturais ou sintéticas, sendo que o segundo caso é o mais indicado para áreas externas, com exposição ao sol, chuva, vento e umidade. Um diferencial é que as tramas criadas na corda podem seguir diferentes padrões, além de contar com uma grande variedade de cores. 

Diante disso, ela consegue ser um pouco mais versátil do que a fibra sintética em termos decorativos. No entanto, pode exigir um pouco mais de atenção em relação aos cuidados. Por exemplo, em locais com menor circulação de ar, ele exige limpezas mensais para evitar fungos e mofo.  

Nos demais espaços, a resistência é maior, então é mais simples fazer a manutenção. Como nos demais casos, existem prós e contras quando comparada à fibra sintética, mas a escolha sobre qual é o material ideal para os seus móveis dependerá de questões como tipo de ambiente, decoração e custo-benefício.  

Dessa forma, não existe um material melhor que o outro: você precisa avaliar as características do espaço, a decoração que deseja e as suas necessidades para decidir qual se encaixa melhor nos seus objetivos. Porém, sem dúvidas, os móveis em fibra sintética podem ajudar na criação de ambientes incríveis no seu lar. 

Quer escolher as melhores opções de móveis para decorar os ambientes externos? Acesse o nosso site e veja as opções da Milênio Móveis!

Comentários

comentários