Área Externa

Como cuidar da manutenção dos seus móveis de área externa?

Área de lazer com piscina: conjunto Navagio.

Não é de hoje que os móveis de área externa estão em alta tanto nas composições de arquitetos quanto nos ambientes de particulares. No entanto, algumas dúvidas que os donos de imóveis certamente têm quando buscam esse tipo de decoração é com relação à manutenção e cuidados necessários para uma boa conservação destes móveis.

Produzidos com diferentes materiais como madeira, fibra sintética, corda náutica, tecidos e alumínio, os móveis usados em locais externos precisam de uma atenção especial. Isso é fundamental para manter a qualidade do material e garantir sua vida útil, seja em um jardim, piscina ou sacada.

Móveis em Madeira

Manter os móveis de madeira com o aspecto original é uma tarefa simples, mas que requer atenção. Adotar o hábito de remover o pó com um pano macio umedecido em água, seguido de um pano seco, evitará o acúmulo de sujeira que pode ser resistente a sair com o tempo.

Para garantir a durabilidade e conservação dos móveis externos de madeira expostos ao sol, chuvas e outras intempéries, é preciso que um processo de proteção da superfície seja realizado a cada seis meses, o qual pode ser feito com um óleo específico ou com uma camada de verniz.

Móveis externos para piscina

Móveis para área de piscina: conjunto a beira de uma piscina com ombrelone e poltronas

Os móveis externos para piscina e demais ambientes externos de lazer são fundamentais para quem busca mais conforto e elegância do lado de fora do seu imóvel. Porém, assim como todos os móveis que ficam expostos ao ar livre, estes também precisam de cuidados e de manutenção.

No caso de móveis com partes em madeira, basta seguir as mesmas recomendações do tópico acima. Já em caso de móveis que contém estofados e tecidos como sofás, poltronas e cadeiras para área externa, existem duas recomendações principais: sempre mantê-los higienizados e ficar atento à previsão do clima, pois em caso de chuva ou forte ventania é recomendado guardá-los.

Móveis de alumínio

Área comum: conjunto Toronto

Os móveis com estrutura em alumínio são extremamente duráveis e trazem um ar de imponência e elegância nas composições em que são utilizados. 

Este material se destaca por ser um metal forte, durável e que não precisa de manutenção constante. Ele demanda uma limpeza eventual feita com cera automotiva (peças com pintura brilhante) ou silicone líquido (com pintura fosca), para retardar o surgimento de manchas.

Rápida e muito fácil de fazer, a limpeza das superfícies em alumínio precisa apenas de uma flanela branca para espalhar o produto. Para isso, passe a flanela de acordo com a pintura do móvel (fosca ou brilhante), e use outro pano branco seco e macio para dar brilho e tirar o excesso.

Corda náutica e tela sling

Além de muito elegantes e confortáveis, estes móveis são versáteis e proporcionam um ar mais natural para o ambiente em que estão e claro, assim como todos os móveis de área externa, também precisam de cuidados para uma boa conservação.

Os móveis de corda náutica e tela sling podem ser limpos com uma simples solução de sabão neutro e água. A limpeza pode ser realizada com um pano macio e com uma escova de cerdas suaves, no caso dos móveis com tranças e tramas.

Estas peças nunca devem ter contato com produtos abrasivos. O ideal é que esses móveis não fiquem diretamente expostos à umidade e à chuva.

Fibra sintética

sala decorada com Móveis planejados

Os móveis de fibra sintética por sua vez, possuem alguns pontos positivos que facilitam sua manutenção e conservação, tais como: suporte a altas temperaturas, durabilidade do material e alta resistência à água e peso.

Mas não se engane ao achar que esses móveis não precisam de atenção na conservação. Basta água e sabão neutro com uma esponja macia. Quando o móvel é claro e fica exposto a muita poeira ou sujeira, é recomendável que sejam lavados semanalmente ou limpos à seco quando não for possível removê-los do ambiente.

Mesas laterais em área externa ensolarada

Em resumo, a orientação ideal para manutenção dos móveis de área externa é lavar apenas com água e sabão neutro, com escova de cerdas macias, deixando secar bem após a limpeza em local seco, fresco e fora da luz direta do Sol. Além disso, não é recomendado o uso de abrasivos ou produtos químicos, nem as máquinas de pressão, como as waps.

Comentários

comentários