Como integrar harmoniosamente diferentes ambientes e cores em sua casa!

Como integrar harmoniosamente diferentes ambientes e cores em sua casa!

A harmonização da paleta de cores da casa é crucial para tornar diferentes ambientes mais integrados. Existem estratégias bem simples e…


A harmonização da paleta de cores da casa é crucial para tornar diferentes ambientes mais integrados. Existem estratégias bem simples e bastante eficazes para promover essa coerência visual. Quer saber como? Então confira agora mesmo nossas dicas de integração e harmonize seus ambientes e suas cores!

Investindo em detalhes

Detalhes são muito importantes para a harmonização de um ambiente. Por mais que a paleta de cores escolhida esteja mais tendente a determinado grupo cromático, é possível brincar com alguns detalhes, que podem destacar certas qualidades do ambiente. Se você não quer, por exemplo, arriscar na utilização de cores mais fortes, busque esse toque de cor em um objeto de destaque — como um vaso, um quadro ou uma luminária marcante. Além disso, almofadas coloridas, jogos de louça e relógios podem ser justamente o detalhe de cor que seu ambiente necessita. Assim, você consegue jogar com a vivacidade das cores, sem comprometer demais o ambiente por meio do uso de tintas de cores muito fortes, sofás demasiadamente coloridos e outros móveis de grande destaque.

Misturando cores

A mistura de cores pode trazer elegância e sofisticação ao ambiente residencial, mas é preciso muita cautela. A partir de uma série de elementos do ambiente — móveis, parede, incidência de luz e funcionalidade —, é possível analisar qual a melhor opção de cor para o cômodo. Se, por exemplo, você já possui um sofá escuro ou de cor muito marcante, que tal compor o resto da decoração com tons menores, ainda que da mesma família de cores? Se seu cômodo for como uma tela em branco, com a possibilidade de escolher livremente móveis, cores e objetos, comece pela pintura de uma das paredes — a que recebe mais luminosidade, de preferência — com uma cor forte. Posteriormente, trabalhe seguindo uma paleta de cores paralelas, eventualmente repetindo a cor da parede em outros elementos — como um vaso, um quadro ou até mesmo a roupa de cama — para dar coerência e união.

Focando em estilos contemporâneos

Estilos mais contemporâneos exigem constante atualização e pesquisa. Algumas cores podem estar em alta em um ano, mas serem consideradas repetitivas em outro. Por essa razão, é importante que você e seu arquiteto — ou designer de interior — façam pesquisas constantes de tendências no mercado. A ideia é que essas cores da moda sejam integradas ao ambiente por meio de objetos mais transitórios — como flores, roupas de cama, fronhas de almofadas e mantas. Não se esqueça de que essas escolhas devem refletir, ainda, sua própria personalidade. Se você prefere ambientes mais neutros e austeros, não adianta aderir a uma moda cuja cor principal seja o verde fluorescente. Escolha sempre algo que combine com seu estilo pessoal, senão vai acabar não se sentido à vontade em sua própria casa.

Planejando o ambiente

O planejamento é passo essencial a qualquer projeto de decoração. Ainda que uma cadeira colorida seja elegante e sofisticada dentro da loja, pode ser que ela não funcione sob a iluminação da sua sala de estar ou do seu quarto. Para solucionar esse problema, só mesmo com a ajuda de um profissional especializado. Peça sugestões, contrate consultorias individualizadas e planeje bastante antes de se comprometer com uma peça ou com uma cor específica.

Trabalhando com diferentes texturas

Essa é uma dica para a composição de ambientes dentro de uma mesma paleta de cor. Quando se trabalha com diferentes texturas, ainda que basicamente da mesma cor, a incidência da luz sobre os objetos é diferente, assim como seu reflexo. Nesse contexto, os detalhes ganham mais complexidade, sem comprometer a escolha inicial de cores do projeto. Mas é importante tomar essas decisões com cuidado! Não exagere no número de objetos, de móveis e de paredes com a mesma cor. É preferível evitar exageros e sempre buscar um equilíbrio para o espaço.

E então, pronto para dar uma olhada mais atenciosa ao projeto antes de colocá-lo em prática? Como você pensou na harmonização dos ambientes da casa? Tem alguma dica extra para compartilhar conosco? Comente aqui e participe da conversa!

——————————————————————————————————————————————————

Na Milênio temos uma equipe de profissionais que entendem o que você precisa para decorar seu ambiente, entre em contato ou dê uma passadinha para juntos, tomarmos um café!

Milênio Móveis

www.mileniomoveis.com.br
E-mail: [email protected]
Telefone: 11. 3815.8177
Rua Cunha Gago, 768 – Pinheiros – São Paulo – SP

Comentários

comentários