Arquitetura Dicas de Decoração

7 tendências de arquitetura para 2023

A cada ano, surgem novidades no universo da decoração. Isso se deve muito às mudanças dos hábitos das pessoas e do contexto da sociedade.

Chegamos ao último trimestre de 2022 e por isso separamos as sete principais tendências de arquitetura e design de interiores para 2023.

1. Minimalismo com um toque vibrante

Mesmo com o fim da pandemia, as pessoas ainda buscam por conforto e ambientes acolhedores, com uma certa simplicidade. A diferença é que, agora, cores mais vibrantes com um mix de estilos começam a invadir os espaços.

Sendo assim, o minimalismo ainda estará presente no próximo ano, mas mesclado com um toque colorido e arrojado. Formas orgânicas e funcionalidade serão trabalhadas para garantir o aconchego que as pessoas procuram.

2. Decoração Comfy

O tipo de decoração Comfy (abreviação em inglês para “comfortable”, que significa “confortável”), que é tendência na arquitetura para 2023, traz a ideia de ambientes mais aconchegantes, confortáveis, agradáveis e tranquilos.

Na decoração de interiores, a tendência Comfy requer móveis mais funcionais e ambientes integrados de forma inteligente, otimizada e assertiva.

A otimização dos espaços está relacionada com essa integração de ambientes. Por exemplo, quando o quarto vira um estúdio ou escritório, ou a sala se transforma em espaço gourmet.

Outro destaque para essa questão é que os ambientes integrados favorecem as interações entre as pessoas numa visita. Um exemplo nesse quesito é a sala integrada à cozinha ou à varanda.

A aposta para a tendência comfy é investir em móveis multifuncionais e tecidos agradáveis. E essas dicas não se aplicam somente às residências, mas também para espaços comerciais.

3. Foco na luz

O ano de 2023 chega influenciado pelo modernismo orgânico, um estilo que valoriza a luz, com painéis de madeira clara, tonalidades terrosas, plantas e elementos que resgatam a natureza.

Nesse cenário, a iluminação natural é utilizada para garantir espaços contemplativos, próprios para relaxar, ler e fazer refeições. Mesmo assim, as luzes artificiais não são deixadas de lado, sendo usadas para trazer aconchego e modernidade.

4. Decoração biofílica

Seguindo a tendência de se conectar com a natureza, o design biofílico entra em cena, para trazer mais vida e bem-estar físico e mental às pessoas. O uso de plantas se torna comum dentro de casa, especialmente em ambientes de descanso, como salas e quartos.

Telhados e/ou paredes verdes são excelentes alternativas para investir nesse visual, fazendo com que a natureza esteja presente, mesmo em meio à uma selva de pedras. O aproveitamento da iluminação natural e da ventilação também fazem parte do conceito, mantendo-se janelas e portas abertas.

5. Cores naturais

Ainda no mesmo caminho em se conectar com a natureza, as cores naturais são destaque entre as tendências para o próximo ano. Para isso, o uso de móveis com texturas amadeiradas são uma excelente alternativa.

Apostar em painéis e revestimentos de madeira, combinados com tons quentes, também é uma opção para criar projetos acolhedores e sofisticados. Cores claras são outras tonalidades em alta, para ajudar a passar sensações de bem-estar e relaxamento.

6. Móveis com design curvado

Os móveis com curva fazem parte do design dos anos 60 e 70, o que tem sido resgatado com o intuito de despertar sensações afetivas. Formatos orgânicos e suaves também entregam maior conforto estético ao olhar das pessoas.

Além disso, elementos curvados podem ser desenvolvidos conforme as formas da natureza, o que traz ainda mais o meio ambiente para dentro de casa.

7. Dourado e tons quentes

Por fim, temos o último destaque como tendência para 2023: o uso do dourado e tons quentes na decoração.

Além de estar alinhado a todos os outros tópicos dessa lista, o uso do dourado traz um requinte de luxo aos ambientes.

Os metais dourados aparecem na cozinha e banheiro, luminárias e outros itens de decoração.

O dourado harmoniza muito bem com decorações românticas e clássicas, e pode ser aplicado sem medo em espaços comerciais também.

Seguindo a linha da cor dourada, os tons terrosos, como os beges e marrons, também são importantes na criação de um design quente. Por isso, é importante mesclar as cores para não criar um ambiente over.

Outro destaque importante, que vai de encontro com esse toque refinado que o dourado e tons quentes proporcionam, é o uso das lareiras na decoração.

Nos dias de hoje, é possível encontrar estilos variados de lareiras que combinam com todo tipo de projeto arquitetônico.

Além das mais tradicionais, com chaminés e aquecidas à lenha, o mercado oferece soluções mais modernas, tecnológicas e ecologicamente corretas, com aquecimento a gás, álcool e pedras vulcânicas.

Dependendo do estilo adotado no projeto de arquitetura, o acabamento pode variar com pedras rústicas, inclusive com a elegância do mármore e modernidade do inox.

Acesse www.mileniomoveis.com.br e surpreenda-se com a exclusividade e elegância de nossos móveis de área externa e interna, ideias para qualquer ambiente.

Comentários

comentários