Área Interna Dicas de Decoração

Dicas para comprar um tapete vintage deslumbrante!

dicas de decoração

Alguns artigos são bastante interessantes para compor uma decoração. E o tapete é um deles, podendo garantir um novo visual não somente à sala, como ao hall de entrada da casa, ao escritório ou até ao quarto. Esses elementos normalmente são os grandes responsáveis por aquecer os ambientes, dando um ar de aconchego todo especial. Mas fique atento, porque nem todos os modelos trazem o conforto e a sofisticação buscados por você! E o segredo mora na seguinte dica: quem busca mais personalidade e glamour deve apostar em uma peça vintage.

O termo vintage está associado a todos aqueles produtos que, por serem de boa qualidade, são verdadeiros clássicos do design de interiores. Por isso, no caso dos tapetes, é possível afirmar categoricamente que os persas se encaixam no perfil. Confeccionados desde a antiguidade, essas peças são uma das maiores expressões de arte do Irã, e, por essas e outras, merecem um lugar de destaque.

Vale ressaltar que, com o passar do tempo, os tapetes persas foram se transformando. Houve até uma época em que, além da seda, do algodão e da lã — de ovelha, principalmente —, também eram utilizados outros materiais em sua elaboração, como fios de ouro e prata, tornando as peças ainda mais requintadas.

dicas de decoração dicas de decoração
dicas de decoração dicas de decoração

A lã, principal matéria-prima dessa arte, passa por um processo específico de pigmentação, que permite a obtenção de uma variada cartela de cores. A coloração, aliás, é uma das principais características dos tapetes persas. Porém, para comprar um verdadeiro tapete vintage, além de observar as cores, é preciso ficar atento a algumas dicas importantes.

A primeira delas é relacionada à textura das tramas, que são infinitamente mais macias que as dos tapetes de fibra sintética. Os persas também costumam ser mais maleáveis, e, por isso, é importante pedir ao vendedor para tocar na peça, que deve se dobrar com facilidade. Outra dica importante é observar o verso do tapete, que deve ser idêntico à parte da frente, além de não poder apresentar nenhum resíduo de cola.

Além da cor, da maciez e do verso espelhado, vale ainda pedir ao vendedor que enrole a peça. Ao contrário dos industriais — os tapetes comuns —, os persas não quebram e nem sequer ficam com marcas de dobra, enrolando e desenrolando com bastante facilidade, justamente por terem sido confeccionados com fibras naturais.

Os temas retratados nos tapetes persas também costumam ser diferentes dos demais. Além de muitos detalhes e das formas geométricas, trazem alguns símbolos. Entre as figuras mais comum estão a árvore e o medalhão no centro, além de flores e referências a animais serem frequentes.

Com tanta qualidade, é claro que os tapetes persas não vão custar barato. Por isso, o preço é um fator que também deve ser observado. Nesse caso, para quem não tem uma grande quantia para investir, o interessante é optar pelas peças menores, que terão um valor mais acessível, mas sem perder o charme e o valor desse tesouro em forma de tapete.

Então que tal ir agora mesmo dar uma olhadinha em alguns modelos para deixar seu lar muito mais glamouroso e ao mesmo tempo confortável? E não se esqueça de voltar aqui para nos contar como foi a busca!

——————————————————————————————————————————————————

Na Milênio temos uma equipe de profissionais que entendem o que você precisa para decorar seu ambiente, entre em contato ou dê uma passadinha para juntos, tomarmos um café!

Milênio Móveis

www.mileniomoveis.com.br
E-mail: [email protected]
Telefone: 11. 3815.8177
Rua Cunha Gago, 768 – Pinheiros – São Paulo – SP

Comentários

comentários