Área Externa Paisagismo

Como fazer piscina de areia compacta? Descubra aqui

Piscina de areia compactada

Se você já ouviu falar em piscina de areia compactada, talvez tenha ficado em dúvida sobre esse conceito. Essa área vem ganhando espaço nos melhores projetos, porque tem um aspecto natural e fica bem integrado ao ambiente.

Mas o que é areia compactada? Ela consiste em um revestimento monolítico feito a partir de pedras de quartzo e mármore moídos. Uma resina industrial de alta performance ainda é acrescentada para melhorar o resultado. Por isso, o resultado é um projeto inovador e que até parece um oásis para relaxar em meio à correria do dia a dia.

Por tudo isso, vale a pena saber como fazer piscina de areia compacta. Afinal, é uma forma de valorizar o espaço externo na sua casa. Então, que tal ver as dicas para aplicar essa tendência agora mesmo?

Como fazer piscina de areia compacta?

Para colocar seu projeto em prática, é importante seguir algumas etapas para que o resultado seja o melhor possível. Veja quais são esses passos que ajudarão a criar a sua área de lazer.

Planeje a sua piscina de areia compactada

Comece com o planejamento. O ideal é contratar um especialista para que esse profissional avalie suas necessidades e as características do terreno. Além disso, serão consideradas as regras e as normas do Brasil. A partir disso, são definidos os seguintes aspectos: 

  • local de instalação da piscina de areia compacta;
  • tamanho da obra;
  • profundidade;
  • paisagismo;
  • processos adicionais para ter o melhor aspecto.

Outro fator importante é que as piscinas de areia compactada podem ter formatos diversos e criativos. O mais indicado é evitar arestas e ângulos retos. Por isso, o mais comum é que o local seja oval ou semicircular.

Faça a escavação do terreno

Com o planejamento em mãos, chega a etapa da obra propriamente dita. Nesse momento, é preciso fazer a escavação do local de implantação da piscina. Aqui, é preciso já ter a profundidade e o grau de desnível do projeto. Afinal, esses fatores trarão a sensação de que você está em uma praia.

Ainda assim, é importante ter atenção. A escavação do terreno interfere diretamente no resultado final do projeto. Por isso, opte por um local que já tenha declive — isso é o mais recomendado. Assim, o aspecto natural ficará melhor.

Efetive a compactação do solo

Aqui, a ideia é deixar o solo bem compactado para evitar problemas futuros. Isso porque essa etapa é uma das mais importantes do projeto. Portanto, contrate profissionais capacitados e tenha equipamentos adequados.

Assim que essa etapa acabar, o local recebe uma manta metálica para garantir que a superfície permaneça estável. Além disso, os encanamentos e o sistema de filtragem da água são instalados. Se você quiser aprimorar a sua piscina de areia compactada, aproveite e implemente um sistema de ondas artificiais.

Construa a base de concreto

A próxima etapa começa na construção da base de concreto. Ela deve recobrir as paredes e o piso. Lembre-se de deixar um espaço para a entrada natural, já que não terá escadas. O ideal é fazer essa abertura no declive para facilitar.

Realize a impermeabilização

Em cima da base de concreto, será aplicado um material impermeável para evitar o escapamento da água. Há várias opções no mercado. Para escolher a melhor alternativa, consulte o engenheiro responsável pela obra. Assim, você evitará problemas.

Faça a implantação de areia

Agora, sim, você começa a fazer a piscina de areia compacta. Esse é o momento de recobrir parte da parede do local, especialmente na entrada natural, e o chão que fica no entorno. Isso garantirá o aspecto natural.

Observe que a areia compactada não é apenas jogada. Ela é aplicada, compactada e tem adesão a partir de fixadores potentes. Assim, conseguirá resistir às intempéries e terá alta durabilidade, inclusive se máquinas de jato pressurizado forem utilizadas para a limpeza.

Faça o paisagismo

O paisagismo já está no projeto, mas pode ser implementado. Essa parte é importante, porque garante que a piscina se integre bem ao ambiente em que está inserida. Vai parecer que ela sempre esteve ali!

Novamente, o melhor é contar com um profissional. Ele definirá quais plantas são as mais adequadas ao ambiente. Além disso, o paisagista considerará seu orçamento, o espaço disponível e o clima da sua região.

Pense nos acessórios e móveis para o espaço

Por último, veja quais cadeiras, mesas, bancos, ombrelones, etc. serão colocados no seu espaço de lazer. O ideal é que eles também tenham um aspecto natural, fabricados em madeiras nobres, tela sling, fibra sintética ou corda náutica.

Isso porque esses materiais são específicos para a área externa. Portanto, são resistentes às intempéries e apresentam alta durabilidade. Isso é o que a Milênio Móveis traz. Com mobiliário adequado a jardins e espaços de lazer, oferece uma grande variedade de opções, inclusive tem uma linha madeira.

Os móveis são fabricados com madeira Cumaru ou Eucalipto, todas a partir de reflorestamento e com técnicas agradáveis ao meio ambiente. Assim, você adota uma decoração sustentável e tem um espaço de lazer ainda mais bonito.

Qual é a estimativa de custo de uma piscina de areia compactada?

Para decidir fazer uma piscina de areia compacta, é importante pensar no orçamento disponível e considerar as características e as necessidades do terreno, pois esses fatores interferem no custo.

Além disso, avalie o volume da piscina e a quantidade de materiais. Isso também influencia. Por isso, o custo de cada piscina de areia compacta pode ser semelhante ao modelo de concreto.

Caso utilize materiais de alta qualidade e mão de obra especializada, o valor pode ultrapassar R$ 40 mil. Já o prazo de construção varia de 4 a 6 semanas. No entanto, vale a pena considerar os vários fatores listados, porque eles interferem no custo final.

Ainda acrescente o mobiliário no seu orçamento. Pense sempre nos benefícios dos móveis de qualidade, porque eles compensam. Assim, você terá uma piscina de areia compactada linda e integrada ao ambiente externo da sua casa.Gostou de imaginar como ficará esse ambiente? Aproveite e saiba quais móveis para área de piscina não podem faltar na sua decoração.

Comentários

comentários