Inspiração

Veja 5 motivos que comprovam que a manutenção de móveis vale a pena

Manutenção de móveis: mão humana realizando trabalho de pintura em móvel de madeira.

A manutenção de móveis é uma prática fundamental para manter a beleza e a durabilidade da sua mobília. Aqui, o cuidado vai além da limpeza, visando realmente garantir a melhor conservação e, se necessário, a realização de alguns reparos para que o móvel volte a apresentar as qualidades que tinha no momento da compra. 

Ela pode ser aplicada a diversos tipos de móveis, mas sua disponibilidade pode ser confirmada com o fabricante ou a loja responsável pela venda. No entanto, algumas pessoas não conhecem esse serviço e, assim, deixam de adotar esse cuidado em sua rotina. Em outros casos, mesmo sabendo de que se trata, não aplicam a prática por desconhecer os seus benefícios.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo listando os 5 principais motivos para fazer a manutenção dos móveis e qual é a frequência ideal para isso. Confira!

5 motivos para fazer a manutenção de móveis

Se você tem dúvidas sobre por que vale a pena contar com essa prática, veja 5 motivos que demonstram os benefícios dessa prática:

1. Aumento da durabilidade

Uma boa manutenção aumenta a durabilidade, já que permite identificar eventuais problemas, além de proporcionar uma limpeza profunda e evitar o acúmulo de resíduos. 

Afinal, ao longo do tempo eles podem causar mais danos aos materiais. A ideia, portanto, é fazer manutenções de maneira preventiva, não apenas quando identificar um eventual problema. Isso também pode trazer mais segurança.

2. Redução de custos

Quando os móveis não passam por manutenção, chegará um momento em que eles precisarão ser trocados devido aos danos sofridos, como a ação do tempo e, até mesmo, defeitos que surgem com o uso. Porém, a aquisição de um móvel novo costuma ter custos bem mais elevados que a manutenção. Logo, a prática consegue trazer mais economia

3. Correção de problemas

A manutenção pode solucionar alguns problemas simples dos móveis que, muitas vezes, nem foram identificados, mas que em longo prazo poderiam se tornar maiores, exigindo maiores intervenções ou custos para resolver. Além disso, a medida é ótima para consertar eventuais falhas que já surgiram, sem que seja necessário substituir o móvel. 

4. Possibilidade de fazer mudanças

Com o tempo, é comum desejar algumas mudanças no ambiente. A manutenção de móveis também pode auxiliar nisso. O motivo é simples: às vezes, ela envolve a troca de determinadas peças ou revestimentos do móvel. Nesse caso, a oportunidade pode ser usada para alterar cores, materiais e outros detalhes no seu móvel, renovando os cômodos e trazendo mais personalização.

5. Sustentabilidade ambiental

A preocupação com o meio ambiente ganha cada vez mais espaço devido à necessidade de preservar os recursos naturais. A manutenção de móveis colabora com esse conceito, afinal, a fabricação de novas peças utiliza mais materiais que a manutenção. Logo, ela tem maiores impactos ambientais que os cuidados frequentes e eventuais reformas do móvel.

Como identificar a frequência ideal?

A frequência ideal depende de vários fatores, como o tipo de móvel ou a área onde ele fica. Em espaços externos, o ideal é que ele passe por limpezas profundas mensais, que podem contar com outros procedimentos de manutenção visando prevenir eventuais problemas.

Também é importante procurar o serviço quando perceber que o móvel não está apresentando as suas características normais ou caso identifique algum dano. Nesse cenário, vale ressaltar uma dica importante: veja quais são os cuidados recomendados pelo fabricante para criar uma rotina e evitar práticas que possam prejudicar a durabilidade da mobília.

Além disso, conte com boas parcerias para fazer a manutenção dos seus móveis. Na Milênio, por exemplo, você conta com serviço de manutenção especialista em trocas de tela sling. Dessa forma, você garante as melhores práticas para aumentar a durabilidade da sua mobília.

Então, conseguiu entender por que a manutenção de móveis é tão importante? Incluir essa prática em sua rotina traz benefícios para você e para o meio ambiente, garantindo economia, sustentabilidade e segurança. 

Quer saber mais? Acesse o nosso site e conheça mais sobre a Milênio Móveis: temos um portfólio completo de móveis novos e sob medida, além de trabalhar com a manutenção, garantindo serviços completos para nossos clientes!

Comentários

comentários