Área Externa Inspiração

Tipos de madeira para móveis na área externa: conheça a madeira Cumaru

Tipos de madeira para móveis: poltronas em madeira Cumaru.

Você sabe quais são os melhores tipos de madeira para móveis? Se está pensando nesse assunto, é provável que esteja buscando itens para a sua área externa. Afinal, eles exigem mais cuidado por conta das intempéries.

O ideal é apostar em uma madeira durável e resistente. A partir disso, você pode se preocupar com a decoração e criar aquele ambiente aconchegante e charmoso que só esse material pode fornecer.

Para entender melhor, neste post citaremos os principais tipos de madeira para móveis e seus pontos positivos e negativos. Mais do que isso, abordaremos a Cumaru, que tem mais qualidade e resistência. Vamos lá?

A importância da qualidade dos móveis de madeira para área externa

Em ambientes externos, os móveis de madeira estão sujeitos à ação da luz solar e da chuva. Muita gente acredita que, por causa disso, é preciso investir em outros materiais.

Nem sempre isso é verdade. Basta escolher um dos tipos de madeira para móveis da área externa. Eles oferecem vários benefícios e evitam situações negativas, como apodrecimento e danos causados por insetos. Ao mesmo tempo, o material adequado impede a deterioração rápida.

Os tipos de madeira para móveis

Os diferentes tipos de madeira para móveis são divididos em três categorias:

  • maciça: é aquela cortada diretamente da árvore. É resistente. Um exemplo é a madeira Cumaru;
  • demolição: oferece um visual rústico e é sustentável, mas não é bom para a área externa, porque é retirado de outra estrutura que foi demolida;
  • industrial: contempla as chapas fabricadas na indústria, que combinam partículas de madeira, cola e resina. Os exemplos são MDF, MDP e aglomerado.

Quando se fala em área externa, é obrigatório pensar na madeira maciça. Ela tem alta qualidade e oferece móveis em estilo rústico e colonial.

Esse tipo de madeira para móveis pode ser usada em diferentes opções, como cadeiras, mesas, pisos, bancos, revestimentos, sofás e mais. A seguir, apresentamos algumas boas alternativas para você considerar.

Pinho

É mais indicada para quem gosta de móveis claros. Por isso, costuma ser adotada em painéis e prateleiras, por exemplo. A cor fica entre o amarelado e o creme. Os anéis de crescimento são bem marcados, o que traz o ar rústico.

Cedro

É uma madeira bastante útil, porque torna o ambiente prático e funcional. Ele é versátil e leve. Assim, facilita sua fixação, lixamento, parafusamento e serração. É bastante usado em mesas e cadeiras.

A durabilidade é ampla e a cor é próxima à da ferrugem, ou seja, avermelhada. O cheiro é característico, o que tende a afastar insetos. Outra vantagem é ser resistente à umidade.

Por isso, pode ser usada em uma banheira de hidromassagem ou piscina externas, por exemplo. É uma madeira derivada de reflorestamento.

Cerejeira

É uma das mais caras. Tem uma tonalidade amarelada. Por isso, deixa um ambiente claro e com brilho. É muito usada como piso laminado devido à sua durabilidade.

A qualidade da madeira Cumaru

Além do que já foi citado, um dos tipos de madeira para móveis mais adequados para a área externa é a Cumaru. O motivo é simples: ela apresenta alta resistência à deterioração, inclusive em situações de exposição a vento, água e luz natural.

Sua durabilidade chega a ficar acima de 12 anos. Traz beleza e sofisticação aos ambientes, porque tem uma coloração castanho-clara e amarelada. Por isso, é bastante usada em churrasqueiras e espaços gourmet.

Ela também pode ser aplicada em banheiras de hidromassagem, piscinas e quaisquer outros ambientes que você queira. Isso porque é adaptável a qualquer lugar. Assim, a Cumaru é um dos tipos de madeira para móveis mais escolhidos para áreas externas e internas.

O que é a madeira Cumaru?

A Cumaru é uma espécie de madeira bastante nobre. Sua durabilidade é derivada de sua alta densidade. Além disso, ela também é resistente a ataques de pragas, como cupins e fungos.

Ela permite boa finalização no torneamento e é bastante utilizada em diferentes tipos de construção. Por ser nativa do Brasil e de outros países próximos — como Colômbia, Guiana Francesa e Peru —, tem um preço mais baixo do que outras madeiras nobres.

Na Milênio Móveis, a madeira Cumaru é uma das principais da linha de móveis. Ela é usada para a decoração de varandas, piscinas e jardins. Oferecemos conjuntos de mesas e cadeiras, com sofás e mesas de centro, além de módulos lateral, central, de canto e puff.

Ou seja, há muita variedade para você encontrar a peça certa para montar o seu ambiente externo. É só escolher a Cumaru como um dos tipos de madeira para móveis, já que você viu que ela traz tranquilidade, beleza e requinte.

Então, que tal conhecer várias opções de móveis? Acesse a linha de madeira Cumaru da Milênio Móveis e veja as opções!

Comentários

comentários