Dicas de Decoração

Móveis sob medida são a solução ideal para seu ambiente?

Móveis sob medida: sala de estar

Os ambientes das casas e escritórios não são, apenas, espaços onde as pessoas convivem, eles precisam ser funcionais e trazerem recursos que facilitem a rotina diária. Nesse sentido, os móveis sob medida trazem eficiência e, claro, beleza.

Apostar na decoração e mobília sob medida, portanto, é essencial nos dias atuais. Elas otimizam o uso do espaço enquanto criam um estilo e ambientação que vão tornar os ambientes confortáveis e acolhedores. Por outro lado, móveis prontos podem ser mais baratos e os antigos podem trazer histórias e um ar retrô.

Então, qual desses tipos de móveis é o ideal para seu ambiente? Neste post trazemos todas as informações sobre móveis sob medida que você precisa saber antes de fazer seu projeto. Acompanhe.

Quais as principais diferenças entre móveis sob medida e os convencionais?

Mobiliar um ambiente é mais que escolher móveis e revestimentos. É preciso considerar a função que o ambiente exercerá na rotina das pessoas, como ele pode ser melhor aproveitado e, claro, qual investimento terá melhor retorno de qualidade e durabilidade.

Nesse sentido, é sempre muito comum que surja a dúvida entre usar móveis sob medida e os convencionais, não é mesmo? Mas, com uma rápida comparação, podemos avaliar os benefícios que cada um deles traz.

Os móveis sob medida são aqueles desenhados exclusivamente para um espaço. Podem ser personalizados externa e internamente, ou seja, podem ter as características que o contratante quiser. Cores, acabamento, divisórias, tipos de puxadores, tudo pode ser escolhido.

Já os móveis convencionais vêm prontos da fábrica. Existe algumas variações de cor, tamanho, mas, no geral, precisam caber no espaço, o que nem sempre é uma certeza.

Então, como escolher entre eles? Uma boa dica é listar suas necessidades e também os diferenciais dos dois tipos de móveis. Depois, é só decidir. Aqui listamos algumas considerações que podem ajudar nesse processo. Veja.

O que considerar na hora de escolher móveis para a decoração do seu ambiente?

Quando se trata de criar ou redecorar um ambiente, é muito importante pensar em todos os aspectos que vão compor o resultado final, desde a iluminação à disposição dos móveis. Veja a seguir o que levar em conta.

Otimização dos espaços

Poder planejar seus móveis de acordo com a necessidade de cada cômodo pode ser positivo. Ao escolher o que é ideal para fazer parte de cada espaço, os detalhes tornam tudo especial.

A possibilidade de fazer móveis que se encaixam em determinados locais que exigem formatos e tamanhos específicos pode facilitar essa tarefa.

É preciso lembrar que as construções antigas têm formatos incomuns que podem ser aproveitados, enquanto as novas plantas são mais compactas e exigem o aproveitamento de espaços de forma inteligente.

Exclusividade

Os móveis convencionais acabam saindo em desvantagem quando o assunto é exclusividade, afinal, são produzidos milhares de unidades na mesma forma e material, variando, no máximo a cor e os acabamentos.

Enquanto isso, os móveis sob medida podem ser personalizados de acordo com cada ambiente, ideia do arquiteto e do cliente, permitindo a mudança de material, cor, formato, tamanho e o que mais for necessário.

Prazo de entrega

Por serem personalizados, geralmente móveis sob medida não estão em pronta entrega, uma vez que seus pedidos precisam dos dados de medição fornecidos pelo planejador ou designer.

Nesse ponto, se existe urgência, os móveis convencionais podem ser retirados com mais agilidade, porém, será preciso negociar o frete do produto.

Valores para compra

Os móveis sob medida não são, necessariamente, mais caros. Por já terem essa ideia pré-concebida, processos de instalação organizados e a possibilidade de escolha dos acabamentos, o preço pago é personalizado de acordo com o que será entregue.

Muitas pessoas pagam caríssimo em móveis convencionais de lojas de marca sem saber que, exclusivo, poderiam ter algo que as atende melhor. Por isso, vale sempre fazer um orçamento e analisar o custo benefício antes de fechar um negócio.

É importante lembrar que essa correlação de funcionalidade com preço e dimensão do móvel colabora com a construção do espaço como um todo. Assim, o custo benefício deve ser focado não somente na função do móvel com seu preço, mas na qualidade, material e no encaixe que pode ser feito a partir do planejamento.

Harmonização com o ambiente

O planejamento dos móveis faz com que seja possível ganhar espaço e otimização na decoração e organização dos cômodos. Isso é uma vantagem da qual os móveis convencionais não dispõe.

Esse dimensionamento pré-estabelecido permite que tudo siga um planejamento, considere o arranjo dos cômodos e levem em consideração a luz do ambiente, as funções que cada móvel vai desempenhar e a dimensão que é melhor para cada espaço.

A integração entre os móveis, espaço, outros elementos físicos do ambiente, a adaptabilidade com o formato e exigências do cômodo, dentre outros, traz resultados que melhoram a relação das pessoas com o ambiente.

Qualidade e durabilidade

O cuidado no uso e manutenção de qualquer item é indispensável para sua durabilidade, mas itens cuja matéria prima foi selecionada trazem para a estrutura um acabamento e um produto final com muito mais qualidade.

E é a preocupação com essa estrutura resistente que cria uma durabilidade muito maior na vida útil dos móveis planejados. Para além do cuidado do dono, esse preparo cauteloso com a mobília faz toda diferença quando o assunto é a experiência do uso ao longo do tempo.

Considerando esses pontos, se seu objetivo para o ambiente é que ele seja personalizado, organizado e bem aproveitado, a melhor escolha será os móveis sob medida. Também é possível fazer uma composição dos dois tipos de móveis, tudo depende do seu orçamento e principalmente, estilo e necessidades.

Se este conteúdo ajudou na hora de decidir melhor como escolher sua mobília, não deixe de assinar nossa newsletter!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *