Área Externa Arquitetura Dicas de Decoração Inspiração Paisagismo

Um gramado lindo para seu jardim.

Existem vários tipos de gramados que combinam e dão um toque especial para a área externa, mas se quisermos ter sucesso na escolha, temos que estar por dentro de alguns detalhes que são essenciais para deixarmos nosso jardim do jeito que planejamos.

Se você procura uma gama para canteiros ou algum lugar que há pouca passagem de pessoas, recomendamos a grama-amendoim. Elas são ótimas para decoração, principalmente na primavera e verão, pois nessa época, nascem delicadas flores amarelas e formam uma linda forração que dispensa as podas periódicas. Para ter ela em perfeito estado, é necessário cultivá-las em pleno sol ou meia-sombra, com um solo fértil e enriquecido com matéria orgânica.

Mais indicada para regiões litorâneas, a Grama-santo-agostinho é ótima para a absorção de umidade, sendo uma espécie típica de cultivo quando se tratamos de ambientes quentes. Como ela se adapta facilmente ao clima subtropical, seu cultivo será melhor em pleno sol, meia sombra ou embaixo de árvores, sem perder sua beleza. Ela pode ser usada em locais com certa frequência de pisoteio, como em condomínios e grandes jardim, mas nada em grande volume, pois precisa de um tempinho para se recuperar por completo.

Para lugares com grande volume de pisoteio, como áreas residenciais ou playgrounds, a grama com maior resistência e a mais comercializada do Brasil, é a Grama-esmeralda. Por serem mais rústicas, ela deve ser cultivada em pleno sol, com regas constantes, adubações semestrais e preferencialmente em solo fértil.

Caracterizada por sua coloração bem escura, a grama preta é muito recomendada para o paisagismo, pois dão um bonito contraste diante dos demais tipos de grama, mas podem também ser usadas no estilo gramínea para cobrir todo o terreno. A manutenção dela é bem baixa e não precisa de muita irrigação, pois é bem resistente ao clima quente, podendo chegar até 20 cm de altura. Um detalhem bem interessante é por conta de que em algumas épocas do ano, ela gera frutos que ajudam na sua função no paisagismo, podendo ser usada com pedras e canteiros.

A escolha da sua grama depende de alguns fatores, por isso, veja bem qual é a sua intenção com seu jardim ou área externa e opte pela mais adequada.

 

 

Comentários

comentários