Dicas de Decoração Uncategorized

Diferentes tipos de madeiras e suas indicações para cada ambiente.

Ambiente_Blog 02

Cada vez mais, o uso de diferentes tipos de madeiras em ambientes residenciais e corporativos tem tomado as páginas de revistas de decoração e design. Apesar da elegância e da sofisticação decorrentes da escolha desse material, é necessário adequar as variadas espécies da matéria-prima a cada ambiente e móvel. Tons mais escuros e rústicos podem acarretar maior aconchego e acolhimento em alguns ambientes. Tons mais claros podem ser ideais para ambientes nos quais se deseja ampliar a sensação de espaço.

É importante levar em consideração essas informações para não errar na hora da escolha de materiais. Pensando nisso, listamos algumas opções de madeira que podem ser interessantes para seu projeto, a depender da aplicação. Confira:

Cumaru

Essa é uma boa sugestão de material para o uso em ambientes cuja umidade pode comprometer características naturais da madeira. Como a espécie Cumaru é mais seca e resistente, sua aplicação em detalhes (no teto, por exemplo) agrega maior sofisticação ao ambiente. A aplicação em móveis externos, também é uma excelente opção. Recomenda-se, nesse caso, a aplicação de um verniz náutico.

Blog Outubro - Photo 09

Cumaru_Blog 03

Freijó

O uso do freijó em ambientes residenciais é bastante versátil, porque esse material apresenta boas opções de adaptação: pode ser escurecido, clareado, tratado para que os veios fiquem mais aparentes, entre outras opções. Por essa razão, sua aplicação em ambientes mais dinâmicos, como salas e quartos, é recomendada. A partir do perfil de cada cliente, é possível planejar o tratamento que melhor se adéqua às características da composição (ambientes clean, austeros, mistos etc.).

Freijó_Blog 00

Freijó_Blog 01

Jatobá

Esse material é uma interessante opção para banheiros, cozinhas e áreas externas, devido ao cerne duro da espécie. O mesmo vale para madeiras, como ipê e peroba-rosa. Ela pode ser aplicadas em paredes (onde não há contato direto com a água), ou em decks que ficam dentro do box. Nesses casos, é essencial o tratamento com um verniz náutico, para garantir sua durabilidade.

Jatobá_Blog 00

Jatobá_Blog 03

Sucupira

A sucupira é uma madeira com presença forte. Por ser densa e absorver pouca água, é ideal para aplicação em móveis e ambientes de muita utilização, como bancadas. Recomenda-se, nesses casos, um tratamento com silicone para que sua durabilidade seja estendida, principalmente se houver exposição à água.

Sucupira_Blog 01

Sucupira_Blog 02

Madeira de Demolição e MDF

A crescente utilização do MDF decorre de uma preocupação ambiental e sustentável. É interessante notar que algumas modelos em MDF apresentam texturas e acabamentos muito próximos dos naturais, o que contribui para o aumento de seu emprego hoje em dia. Assim como o MDF, a madeira de demolição tem ganhado espaço nos mais variados ambientes, principalmente em mesas e cadeiras, devido a sua resistência e durabilidade. Outra opção é a aplicação em painéis, com réguas de demolição, o que serve como interessante contraste em ambientes como salas de jantar.

Esses são os principais tipos de madeiras e suas melhores indicações para cada ambiente. Consulte ainda um designer de ambientes ou arquiteto para te auxiliar nessa escolha. Você ainda possui alguma dúvida ou sugestão sobre o tema? Deixe aqui seu comentário e mantenha-se atualizado!

Demolição_ Blog01

Demolição_ Blog02

Eucalipto

As probabilidades de uso da madeira de eucalipto para móveis existem desde longa data, estendendo-se por diferentes regiões do mundo. Desde 1950, são fabricados móveis e ombrelones com algumas espécies de eucaliptos que produzem madeiras leves, de aspectos atraentes, de fácil trabalhabilidade manual e mecânica e boas características para tratamentos superficiais, sobretudo para colagem e polimento. Muitas vezes, o comprador é especialmente seduzido pela cor, que pode ser limitante na decisão da compra, além do desenho que deve apresentar harmonia. Ambas as espécies possuem quesitos positivos para sua utilização na indústria moveleira.

Eucalipto _ Blog02

Eucalipto _ Blog03

Em suas pesquisas, viu algum outro estilo ou tendência que não citamos aqui? Conte-nos sobre seus projetos por meio da caixa de comentários abaixo!

——————————————————————————————————————————————————

Na Milênio temos uma equipe de profissionais que entendem o que você precisa para decorar seu ambiente, entre em contato ou dê uma passadinha para juntos, tomarmos um café!

Milênio Móveis

www.mileniomoveis.com.br
E-mail: [email protected]
Telefone: 11. 3815.8177
Rua Cunha Gago, 768 – Pinheiros – São Paulo – SP

Comentários

comentários