Dicas de Decoração

Casas de fazenda: o encontro entre o conforto e o rústico.

Móveis rústicos

Encontrar o equilíbrio ideal entre uma decoração no estilo rústico e a concepção de ambientes confortáveis no meio rural não é uma das tarefas mais fáceis. Esses elementos são especialmente importantes em projetos voltados para casas de fazenda, adequando o ambiente rural sem perder a sofisticação. Mas como atingir esse objetivo?

Primeiramente, é importante levar em consideração a escolha de materiais para esses ambientes. É muito interessante, por exemplo, utilizar madeiras rústicas — de demolição, maciças ou tábuas brutas — em combinação com o ferro e o concreto exposto. Essa mescla de materiais em salas de estar, livings, cozinhas e salas de jantar garantem a perfeita composição entre o rústico e o tão buscado aconchego para esses ambientes. Teste usar essa combinação em painéis, divisórias e móveis maiores, para se ver melhor os detalhes.

Os móveis que levam madeira de demolição em sua fabricação são os protagonistas de uma casa de fazenda sofisticada. Para decorar uma sala de jantar com harmonia, comece, por exemplo, pela escolha de uma mesa com o tampo nessa madeira. A partir da cor — de preferência, tons mais escuros —, das texturas e do tratamento do material, combine as cadeiras e outros elementos de decoração, como tapetes e peças de antiquário. Dessa forma, um elemento não compete com o outro e há mais harmonia no cômodo.

Outro elemento bastante procurado para a decoração de casas de fazenda são os tapetes e as mantas. Como a busca pelo aconchego pede a escolha de materiais mais quentes e intimistas, decoradores e designers de interiores normalmente utilizam flanelas e peles para cobrir sofás e poltronas, bem como tapetes de inspiração persa, kilim, vintage e texturizados, por exemplo. As cores mais adequadas são tons inspirados na própria natureza que cerca o ambiente, como os terrosos, vermelhos e até o preto.

Nas estantes e paredes, recomenda-se a decoração com elementos mais bucólicos, como quadros com temática de natureza morta, paisagens da natureza e peças étnicas — máscaras, artefatos e instrumentos. Uma ótima ideia para ambientes como salas de estudo e de estar é a exibição de mapas antigos emoldurados, de preferência em madeiras mais escuras. Para adicionar ainda mais versatilidade a esses cômodos, há quem escolha também espelhos com molduras vintage e prateleiras expondo livros antigos.

Assim como quaisquer outros projetos, há elementos diametralmente opostos a esse tipo de decoração que devem ser evitados. É o caso, por exemplo, de peças que remetam ao litoral — como quadros navy, paredes texturizadas e cores muito fortes, como o azul e o amarelo. Conchas e móveis de bambu também devem ser evitados a todo custo! Por mais que a temática praiana também remeta a finais de semana de fuga dos centros urbanos, é um conceito totalmente distinto da campestre.

Ao levar em consideração essas recomendações, procure harmonizar os elementos de sua casa de fazenda sem perder o charme do espaço natural no qual ela está inserida. Busque trazer elementos externos para o interior dos cômodos, seja por meio de janelas amplas e ventiladas ou por meio de objetos com materiais naturais, como a madeira. Não tem como errar assim!

E então, que tal aplicar algumas dessas dicas na sua casa e nos contar os resultados? E você tem outras ideias bacanas que podem servir para esquentar o ambiente? Comente aqui e as divida conosco!

——————————————————————————————————————————————————

Na Milênio temos uma equipe de profissionais que entendem o que você precisa para decorar seu ambiente, entre em contato ou dê uma passadinha para juntos, tomarmos um café!

Milênio Móveis

www.mileniomoveis.com.br
E-mail: [email protected]
Telefone: 11. 3815.8177
Rua Cunha Gago, 768 – Pinheiros – São Paulo – SP

 

Comentários

comentários