Uncategorized

As tendências da temporada / Milão 2014

 

As tendências da temporada / Milão 2014
Há mais de 50 anos, o universo do design entra em ebulição no mês de abril. Profissionais dos quatro cantos do mundo se deslocam para a capital das novidades, da experimentação, do pensamento criativo… Milão se transforma e promete transformar tudo o que vier depois — agora se as expectativas são mesmo atendidas, você é quem vai dizer. As instalações ultrapassam os limites do Salone del Mobile, que é o núcleo principal, e ocupam cada esquina da cidade, espalhando-se em eventos como o Fuori Salone ou o Ventura Lambrate.

Como acontece nos desfiles de moda, as tendências são apresentadas pelas grandes empresas (muitas vezes de forma conceitual) para depois serem absorvidas pelo mercado de diferentes maneiras. Que tal conhecer algumas delas?

CORES & TEXTURAS

Com a crise ficando pra trás, as marcas e os criadores se mostraram mais otimistas, dispostos a apostar em texturas, estampas e cores fortes — o azul índigo presente nas últimas edições deu lugar a versões mais alegres, como royal e turquesa, acompanhadas de vermelhos, laranjas e rosas em pink ou pastel. Sim, os tons suaves ainda permanecem em alta, mas dessa vez vêm intercalados com essas nuances vivas.

Outro bom presságio sobre o futuro do design foi a quantidade de peças novas, fossem recém-saídas das pranchetas ou mesmo complementando coleções já existentes. Nas edições passadas mais recentes, o Salão do Móvel esteve um tanto tímido, já que ninguém queria correr riscos — felizmente agora isso parece ter passado. Ao mesmo tempo, clássicos que fizeram história nas maiores empresas do mercado surgem reinterpretados em novos tecidos, cores e acabamentos, sempre com qualidade máxima.

As tendências da temporada / Milão 2014

 


AO GOSTO DO FREGUÊS

Hoje em dia felizmente o design é mais acessível a todos, mas ao mesmo tempo as pessoas ainda procuram exclusividade, móveis únicos e com personalidade. A alternativa para fugir da repetição industrial de estilos? A customização. Pelo menos é essa a grande aposta da marca TOG, lançada esse ano após muito suspense. Nascida da parceria entre a fabricante de calçados Grendene e o francês Philippe Starck, ela tem a ambição de se tornar uma “comunidade criativa”.

A ideia é interessante: grandes designers desenham produtos que podem ser produzidos em larga escala, como cadeiras e mesas de plástico, mas que permitem adaptações feitas pelos próprios clientes através de um aplicativo divertido. Imagine que você poderia combinar os pés de uma cadeira com o encosto de outra, ou mesclar estampas, ou mudar a textura… É como brincar de projetar ao lado de feras no assunto. E a TOG não foi a única a abordar o tema da personalização!

As tendências da temporada / Milão 2014

As tendências da temporada / Milão 2014


EXPERIMENTAÇÃO

Às vezes a falta de recursos ou de avançadas tecnologias produtivas pode ser benéfica. Como? Ela inspira os jovens designers a irem mais longe, buscando alternativas para problemas com matéria-prima, orçamento, tempo de fabricação… Eles não têm medo de arriscar, errar e tentar de novo. E de repente desse processo criativo podem nascer formas completamente novas de encarar o mobiliário.

Milão proporciona esse tipo de mágica: a cidade é, afinal, uma imensa vitrine, onde tanto os mais renomados quanto os recém-chegados conseguem garantir um espaço sob os disputados holofotes.

As tendências da temporada / Milão 2014

 


DESIGN ASSINADO

Todos os anos a expectativa recai também sobre eles: os designers mais famosos do mercado. Atualmente os nomes mais festejados incluem Patricia Urquiola, Nipa Doshi & Jonathan Levien, Tom Dixon, Stephen Burks, o próprio Jaime Hayon e também os irmãos Bouroullec, entre outros. Com uma fonte aparentemente inesgotável de criatividade e bom gosto, eles ajudam a compor o cenário do design atual, então suas abordagens e olhares são sempre analisados com calma.

A questão aqui não é só a inovação, mas também a qualidade de execução, a funcionalidade, a estética… Nas peças assinadas por esse time, nenhum detalhe é por acaso.

As tendências da temporada / Milão 2014

 

Por: Bruna Lourenço / Revista Glamour

————————————————————————————————————————————————

Na Milênio Móveis temos uma equipe de profissionais que entendem o que você precisa para decorar seu ambiente, entre em contato ou dê uma passadinha pra juntos, tomarmos um café!


Milênio Móveis
www.mileniomoveis.com.br
E-mail: [email protected]
Telefone: 11. 3815.8177
Rua Cunha Gago, 768 – Pinheiros – São Paulo – SP

Comentários

comentários